SÃO BENTO DO SUL – A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, oficializou nesta semana o calendário para 2026 do programa São Bento Sempre Limpa. O projeto, que já se tornou tradicional na cidade, percorre os bairros ao longo do ano para facilitar o descarte de materiais que não são recolhidos pela coleta de lixo comum.
Além de promover a organização urbana, o programa tem como foco a conscientização ambiental e a eliminação de possíveis focos de doenças, como a Dengue, ao dar o destino correto a objetos acumulados nos quintais.
Confira quando o caminhão passará na sua região:
21 de fevereiro: Centenário, Santa Fé, Bela Aliança e Brasília.
18 de abril: 25 de Julho, Schramm, Centro, Rio Vermelho Estação, Rio Vermelho Povoado, Rio Natal e Serra Alta.
20 de junho: Cruzeiro, Oxford, Mato Preto, Fundão, Ponte dos Vieiras e Dona Francisca.
15 de agosto: Colonial, Rio Negro, Boehmerwald e Progresso.
17 de outubro: Lençol, Alpino, Campo Lençol e Industrial Sudoeste.
A Secretaria de Obras reforça que a população deve ficar atenta aos itens que o programa não coleta. Para estes materiais, o proprietário deve contratar um serviço particular de caçamba ou descarte especializado:
Entulhos de construção e materiais de obra em geral;
Telhas e materiais de fibrocimento (tipo eternit);
Resíduos verdes (restos de podas, galhos e grama).
A operação é uma ação conjunta que envolve o Samae, Defesa Civil, Detru, Secretaria de Agricultura e a Cooperativa de Catadores, além de voluntários e empresas parceiras. A recomendação é que os moradores coloquem os materiais em frente às suas residências apenas nas datas programadas para evitar o acúmulo desnecessário de lixo nas calçadas.