Um grave acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um automóvel mobilizou equipes de socorro no final da tarde da última quinta-feira (4), em São Bento do Sul. A colisão ocorreu por volta das 16h08 na rodovia SC-418, na altura do bairro Bela Aliança, nas proximidades da Móveis Clement, e resultou em três pessoas feridas.
A ocorrência exigiu uma operação conjunta entre as Organizações de Bombeiros Militares (OBM) de São Bento do Sul e de Campo Alegre, que deslocaram as viaturas ASU-604 e ABTR-68, com o apoio fundamental de uma equipe do SAMU.
Ao chegarem ao local, os socorristas confirmaram a gravidade do sinistro, que envolveu uma motocicleta Yamaha MT03 e um Ford Ka (ano/modelo 2010/11). O condutor da moto recebeu os primeiros atendimentos diretamente pela equipe do SAMU.
A segunda vítima, uma jovem de 18 anos que estava na garupa da motocicleta, foi encontrada deitada na pista. Apesar de consciente e orientada, o estado de saúde dela acendeu o alerta dos socorristas. A jovem queixava-se de fortes dores na região dorsal, no abdômen e no braço direito. Durante a avaliação inicial, a guarnição do ASU-604 constatou que ela apresentava palidez, hipertensão arterial, escoriações na mão esquerda e uma fratura aberta (exposta) no punho direito. O quadro agravou-se durante a avaliação secundária, quando a jovem relatou a perda de sensibilidade nos membros inferiores.
A terceira vítima era a condutora do Ford Ka, uma mulher de 30 anos. Ela foi inicialmente amparada pela guarnição do ABTR-68 de Campo Alegre. Consciente e orientada, a motorista caminhou até a ambulância apresentando hipertensão arterial e um pequeno ferimento cortante no lado esquerdo do rosto, região onde também sentia dores.
Após passarem por todos os procedimentos de atendimento pré-hospitalar e estabilização, as duas mulheres foram conduzidas pela viatura ASU-604 ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, onde foram entregues aos cuidados da equipe médica de plantão.
Mitigação de Riscos: Para garantir a segurança dos motoristas que trafegavam pela rodovia, a guarnição do ABTR-68 realizou a limpeza e a lavação da pista, aplicando serragem nos pontos onde houve derramamento de fluidos dos veículos para evitar novos acidentes.
A cena e o controle do trânsito ficaram sob a responsabilidade das guarnições da Polícia Militar que estiveram presentes no local.